Axial-Flow 4160
outubro 2025
/
POR: Pivot

Goiás deve atingir recorde na colheita de grãos em 2025

A safra de grãos em Goiás deve alcançar um volume inédito de 33,7 milhões de toneladas em 2025. Ou seja, o dado, que representa um crescimento de 11,4% em relação ao ciclo anterior, foi divulgado no 4º Levantamento Sistemático de Grãos 2024/25 da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e analisado pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). Em resumo, o incremento equivale a 3,4 milhões de toneladas adicionais na produção.

A produção de milho é um dos destaques. Em Goiás, a safra 2024/25 deve somar 12,7 milhões de toneladas, um aumento de 12,7% em relação ao ciclo anterior. Em comparação, o crescimento nacional estimado é de apenas 3,3%, totalizando 119,5 milhões de toneladas. Segundo a Seapa, a demanda interna por milho no Brasil deve crescer, reduzindo a oferta do cereal no mercado externo.

Na soja, a estimativa é igualmente positiva. Goiás deve produzir 18,7 milhões de toneladas na safra 2024/25, um aumento de 11,7% em relação à anterior. A produção nacional também terá alta de 12,6%, alcançando 166,3 milhões de toneladas. Ajustes nos quadros de oferta e demanda de farelo e óleo de soja da safra 2023/24 contribuíram para esse cenário, impulsionados pela expectativa de maior exportação de óleo de soja até 2025.

“Goiás é o quarto maior produtor nacional de grãos, com participação de 10,5% na produção brasileira. Esse desempenho reflete os investimentos dos agricultores em tecnologia e do Governo de Goiás em infraestrutura e acompanhamento produtivo”, afirmou Pedro Leonardo Rezende, titular da Seapa.

Prognóstico aponta crescimento na soja e cana-de-açúcar

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) também prevê resultados expressivos para as safras em Goiás. Segundo o Terceiro Prognóstico da safra 2025, a produção de soja deve crescer 18,4%, enquanto a de cana-de-açúcar deve ter alta de 14,5%.

Dados do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), divulgados pelo IBGE, mostram que milho, soja e sorgo continuam como os principais produtos do estado. Esses três itens respondem por 97,6% da estimativa de produção e ocupam 96,3% da área cultivada. A área plantada com cana-de-açúcar também deve crescer, chegando a 1,02 milhão de hectares, 1,2% a mais que na safra anterior.

Com resultados expressivos e planejamento eficiente, Goiás se firma como protagonista no agronegócio brasileiro, impulsionando a economia e atendendo às demandas do mercado interno e externo.

Estado se consolida como quarto maior produtor nacional, com 10,5% da produção brasileira.

Fonte: Agroemcampo

Outros Artigos

VER TODOS
IMG_3691

Brasil tem 28% da área irrigada com conectividade, aponta estudo

Apesar de os pivôs centrais de irrigação estarem entre as tecnologias mais modernas do agronegócio, a conectividade nas regiões onde são instalados ainda é bastante limitada. No Brasil, apenas 28,26% da área total irrigada por pivô conta com cobertura móvel de internet 4G ou 5G, aponta o estudo ‘Conectividade na Irrigação’. O levantamento foi realizado […]

Patriot 250

Panorama Atual do Agronegócio: Produção em Alta, Sustentabilidade e Desafios Climáticos

O agronegócio brasileiro segue em ritmo acelerado em 2025, com os estados de Goiás, Minas Gerais e Bahia se destacando nacionalmente. Safras recordes, expansão da área cultivada e avanços em sustentabilidade colocam esses estados na linha de frente da produção agropecuária do país. Ao mesmo tempo, desafios como o clima e as exigências internacionais continuam […]

IMG_20220224_090636_838 (1)

Irrigação transforma produtividade das lavouras no Centro-Oeste

Em Cristalina (GO), pivôs centrais em 2,5 mil hectares de lavoura de cana-de-açúcar dobraram a produtividade já na primeira fase do investimento A irrigação agrícola vem se consolidando como uma das principais estratégias para elevar a produtividade e garantir segurança alimentar no Brasil. Uma das principais regiões neste cenário é o Cerrado. No último ano, […]