Tecnoshow-Comigo
março 2023
/
POR: Pivot

Crescimento da energia solar é destaque na TecnoShow, em Rio Verde (GO)

Uma das maiores feiras agrícolas do Brasil, o Tecnoshow Comigo, acontece entre os dias 27 a 31 de março em Rio Verde, região sudoeste de Goiás e promete reunir grandes especialistas de renome nacional e internacional. Entre as grandes marcas do agronegócio brasileiro participantes no evento está a Pivot, líder na comercialização de sistema de irrigação e maquinários agrícolas. Além de apresentar suas tecnologias para irrigação, ela também fará uma palestra sobre soluções de energia fotovoltaica paras as mais diversas aplicações no agronegócio, especialmente para o uso de pivôs.

É que existe um grande gargalo na infraestrutura elétrica para atender ao agronegócio e isso implica em dificuldades ao produtor do agro, o campo sofre com indisponibilidade ou falhas recorrentes no fornecimento de energia elétrica, explica o engenheiro eletricista e gerente geral de negócios de energia solar da Pivot,  Leonardo Gadia. Ao mesmo tempo, Goiás tem boa insolação durante todo o ano. Tanto é que já está na 8º posição entre os estados que mais procuram o sistema como gerador de energia, segundo dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar). Ainda segundo números da Absolar, o uso da energia solar nas áreas rurais aumentou mais de 1.300 vezes em cinco anos.

“Em nossa palestra, apresentaremos os tipos de sistemas de geração de energia fotovoltaica, sua vantagens e desvantagens, além de cases com seus reais ganhos de operação e redução de custos especialmente quando ele é a fonte alimentadora dos pivôs de irrigação”, diz  Leonardo Gadia, engenheiro eletricista formado pela UFG, gerentes de projetos pela FGV e gerente corporativo de energia da Pivot Irrigação e Máquinas Agrícolas. A palestra está agendada para o dia 31 de março, às 9h.

Leonardo explica que uma das opções  é o pivô movimentar 100% a energia solar, mas este só possui disponibilidade de energia apenas enquanto o sol está disponível e está sujeito a diminuir sua eficiência em razão da aparição de sombras causadas por nuvens.  Já o sistema híbrido, com gerador à diesel e energia solar, não possui interrupção em sua operação por causa de sombreamentos já que a principal fonte energética é o diesel e o gerador fotovoltaico é um complemento energético do sistema híbrido. “As placas fotovoltaicas geram uma economia em torno de 30% do consumo de diesel. Em sistemas híbridos que possuem baterias, a economia pode chegar a 85% do diesel consumido”, informa.

Segundo dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), o Brasil terminou 2021 com 61.294 sistemas de energia solar rural instalados, que totalizaram mais de 1,2 gigawatt (GW) de potência gerada, o que representa um crescimento de 49% no total de investimentos feitos neste setor em comparação ao ano anterior. Outros dados da Absolar apontam que até março de 2022, o País chegou a uma marca histórica de 14 gigawatts de capacidade instalada, potência igual a da Usina Hidrelétrica Binacional de Itaipu.

A Pivot Máquinas Agrícolas e Irrigação trabalha desde a iniciação do projeto até a instalação de equipamentos para o fornecimento de energia. “Temos soluções completas em geração de energia, desde sistemas fotovoltaicos on grid conectados à rede de energia da concessionária de energia até soluções híbridas de energia com gerador à diesel aliado com energia solar fotovoltaica e baterias quando as concessionárias de energia não conseguem fornecer energia para as fazendas”, ressalta.

No evento, a Pivot estará presente em um estande de 250 metros quadrados, onde apresentará também suas tecnologias para irrigação. “Apresentaremos o centro de um pivô para que o público conheça o equipamento. Montaremos uma célula de geração de energia fotovoltaica, que vem se tornando essencial para garantir a produtividade no campo, disse.

 

Sobre a Pivot

Com 34 anos de mercado, a Pivot Equipamentos Agrícolas é líder nacional de sistemas de irrigação por pivô central. Atualmente, com dez lojas instaladas, atua em cinco regiões: Goiás, Tocantins, Minas Gerais, Bahia e Distrito Federal.  A Pivot é concessionária autorizada da Lindsay Corporation, companhia norte-americana líder internacional em tecnologias para irrigação; da CASE IH, outra gigante mundial na produção de máquinas agrícolas; e representante da Mitas Trelleborg, referência internacional em pneus agrícolas.

Fundada no ano de 1989, a matriz da empresa está localizada em Goiânia (GO), um dos mais importantes centros do agronegócio do País, de onde são geridas as filiais nas cidades goianas de Catalão, Rio Verde, Uruaçu, Formosa e Cristalina; em Minas, nos municípios de Unaí e Paracatu; e em Luís Eduardo Magalhães, na Bahia.Em seu quadro técnico de colaboradores, a Pivot conta com engenheiros agrônomos e agrícolas altamente capacitados para o atendimento ao cliente, oferecendo as melhores soluções em projetos e assistência técnica em pivô central, irrigação convencional e irrigação localizada e manutenção de máquinas agrícolas.

Outros Artigos

VER TODOS
IMG_2709

Gotejamento: um sistema que tem baixo custo operacional e eficiência de 95%

Um sistema de irrigação que oferece um custo operacional bem menor, pode chegar a 100% da área plantada, não requer nivelamento do solo, tem eficiência de 95% e pode aumentar a produtividade em até 50%, dependendo do tipo de cultura. Pois é, apesar de ficar escondido no solo, o mecanismo de irrigação por gotejamento subterrâneo […]

Lavoura-de-soja-Foto-RRRufino-Arquivo-Embrapa-Soja

Despontando como uma nova fronteira agrícola, TO tem 15% de áreas irrigadas do país

Com 13,8 milhões de hectares (50,25% do seu território) de área com potencial agrícola e registrando um crescimento superior a 159% na sua produção na última década, o Estado do Tocantins desponta como uma nova fronteira do agronegócio brasileiro. Os dados que demonstram essa força do agro tocantinense são da Secretaria Estadual de Agricultura e […]

iStock-1338855789_3_

Escolha errada do pneu compromete desempenho do maquinário

Numa agricultura de alta performance como a que temos aqui no Brasil, a produção não pode parar, faça chuva ou faça sol. Mas o produtor que está na lida diária do campo sabe bem que os períodos chuvosos exigem atenção a certas peculiaridades, que caso não observadas podem levar a enormes prejuízos. Um desses cuidados […]