blog-1
04 • 09 • 2020 | POR: administrador

Você entende o consumo de energia do seu pivô central?

O custo de irrigação é diretamente ligado ao valor da energia, e durante muito tempo o seu valor era pouco relevante, porém nos últimos anos vimos um aumento considerável nos valores tarifários e um aumento na disputa da demanda da energia. Com isso torna-se indispensável o conhecimento dos custos da energia para gestão do processo produtivo.

Pensando no equilíbrio de demandas da energia foi criado o sistema de tarifação Horo Sazonal para a Irrigação, que é o espaço de três horas consecutivas nos dias úteis – durante o horário de ponta – em que o irrigante paga uma tarifa maior na sua conta de energia elétrica em virtude do aumento de consumo neste período. São modalidades tarifárias estruturadas para aplicação de preços diferenciados para a demanda de potência e consumo de energia elétrica, conforme o horário de utilização durante o dia (ponta e fora de ponta) e dos períodos do ano (seco e úmido).

As tarifas praticadas no horário de ponta, ou no período seco, são mais caras que os valores cobrados no horário de fora de ponta. Estas três horas, que podem variar entre 17h e 22h, são determinadas pelas concessionárias de energia e, por isso, podem ser diferentes em cada Estado.

Outro ponto muito importante na composição dos custos de energia é a demanda contratada. Pois possuir a demanda contratada o mais próximo possível da necessidade real de consumo do órgão. A premissa é procurar reduzir ou mesmo eliminar as ociosidades e ultrapassagens de demanda.

É importante notar que o custo será sempre o maior valor entre o valor contratado ou o utilizado, com uma tolerância de apenas 5% para cima. O exemplo abaixo mostra duas situações que podem ocorrer.

Esse ajuste deverá ser feito para trazer enorme economia na conta de energia. Entre em contato com nosso time de consultores e faremos as recomendações necessárias para a redução no seu custo energético.

Você pode conversar agora com um consultor especializado Pivot, entender melhor todo o processo e qual a melhor alternativa para o seu projeto.

 

COMPARTILHE

Artigos Relacionados