Irrigação cresce quase 20% em 2020
A irrigação agrícola surgiu para tornar possível ao produtor rural e pecuarista a capacidade de impulsionar a sua produtividade e a qualidade dos alimentos. Em 2020, com a alta demanda de produtos do gênero, os investimentos para a irrigação foram bastante estimulados.
Em levantamento realizado pela CSEI – Câmara Setorial de Equipamentos de Irrigação da Abimaq – Associação Brasileira de Indústria de Máquinas e Equipamentos, foi verificado que a área irrigada no País em 2020 aumentou em 249.225 hectares contra 209.500 em 2019, um crescimento de 18,96% de um ano para o outro.
Se contarmos os últimos 20 anos, o crescimento da área irrigada foi de 211%, saindo de 3 milhões de hectares no ano 2000 para mais de 6,48 milhões em 2020. Porém, ainda com a significativa alta na área irrigada, este número está aquém do potencial de irrigação no Brasil e a tendência é de crescimento para os próximos anos.
Irrigação em Minas Gerais
O estado de Minas Gerais está entre os cinco que mais utilizam da irrigação para as mais variadas culturas, como explica o membro do CSEI, Alfredo Mendes. Os projetos são de fruticultura, grãos e café em quase todas a regiões do estado.
O avanço do uso da irrigação é considerado como determinante para o aumento da produção agrícola e da pecuária, pois estima-se que o crescimento para 2021 seja de 10% em relação ao corrente ano.
Potencial de irrigação
Frente ao potencial de irrigação do Brasil, Mendes explica que o crescimento é bastante tímido, em torno de 3% ao ano. “Nosso potencial de irrigação é de 70 milhões de hectares, porém hoje só irrigamos 7 milhões, ou seja, apenas 10% do que podemos atingir, isso sem avançar em áreas protegidas por lei, com a possibilidade ainda de recuperar áreas degradadas com pastagem, tornando-as produtivas.” informa.
O avanço da irrigação ainda depende muito da legislação do Brasil, que possui vários entraves, principalmente os ambientais. O crédito voltado para a irrigação ainda é pequeno. Para se ter uma ideia, o Plano Safra 2020/21, que destina recursos aos produtores rurais, e que se encerra em junho, já estão esgotados.
Tecnologia no campo
Outro fator que vem ganhando espaço no cenário da irrigação no Brasil é a tecnologia. Seja com produtos cada vez mais qualificados, capazes de fazer análises mais detalhadas das áreas irrigadas, bem como o aumento da produtividade.
“A irrigação é uma tecnologia muito importante, que permite ampliar a produção pelo ganho em produtividade, que é muito maior quando comparada com as áreas de sequeiro. No mundo, de toda a área cultivada, apenas 18% é irrigada. Mas, neste espaço, são produzidos 44% da oferta total de alimentos”, explicou.
Fonte: Diário do Comércio