IMG_7911-1536x1024
junho 2021
/
POR: Pivot

Dia Nacional da Agricultura Irrigada

No Brasil, o dia 15 de junho é celebrado como o dia da agricultura irrigada. Apesar de um potencial imenso para a irrigação, o país aplica esta tecnologia em menos de 10% da área agrícola, equivalente a cerca de 7 milhões de hectares. A irrigação é responsável pela melhoria da produtividade em áreas de pouca incidência pluviométrica, além de garantir a produção contínua com cada vez mais qualidade e disponibilidade de alimentos para o país.

Um bom sistema de irrigação deve ser capaz de fornecer água na quantidade correta para cada tipo de lavoura, evitando desperdícios, evitar o atraso no plantio bem como o planejamento para desenvolvimento das culturas e ser economicamente viável, levando em conta o tamanho da propriedade e a realidade da disponibilidade da água para o produtor.

Atualmente existem alguns tipos de sistemas de irrigação que permitem ao produtor ter sua lavoura irrigada de acordo com a cultura a ser irrigada, pois cada cultura tem suas necessidades de água; o clima local, levando em consideração a quantidade de chuvas, por exemplo; o solo da área cultivada e as condições financeiras do produtor, através de custos de implantação de cada sistema.

Os tipos de irrigação mais conhecidos são:

  • Irrigação por inundação, que é usada geralmente em culturas de arroz; 
  • Irrigação por pivô central, muito comum no plantio de soja no Brasil, que consiste basicamente em uma chuva artificial sobre a lavoura. Esse tipo de irrigação é mais utilizado em grandes plantações.
  • Irrigação por aspersão feita em geral por aspersores localizados em pontos estratégicos, utilizados em geral em áreas menores que exigem uma irrigação mais contínua.
  • Irrigação por microaspersão usada também em culturas que precisam de uma fixação maior das raízes e uma necessidade maior de água, como a fruticultura.
  • Irrigação por gotejamento que fornece à planta uma quantidade contínua de água, evitando perdas por evaporação e possibilidade de fertirrigação, que é a aplicação de fertilizantes através da irrigação.

A agricultura irrigada é uma realidade e vem ganhando cada vez mais espaço entre os produtores rurais, pois garante a produtividade durante todo o ano, a qualidade dos alimentos é melhor, pois o cuidado é mais contínuo. 

A Pivot Máquinas Agrícolas e Sistemas de Irrigação parabeniza todos os agricultores do Brasil que já utilizam da irrigação e se coloca como uma grande parceira para que cada vez mais a agricultura irrigada seja uma realidade em nosso país.

Outros Artigos

VER TODOS
Tecnoshow-Comigo

Crescimento da energia solar é destaque na TecnoShow, em Rio Verde (GO)

Uma das maiores feiras agrícolas do Brasil, o Tecnoshow Comigo, acontece entre os dias 27 a 31 de março em Rio Verde, região sudoeste de Goiás e promete reunir grandes especialistas de renome nacional e internacional. Entre as grandes marcas do agronegócio brasileiro participantes no evento está a Pivot, líder na comercialização de sistema de […]

300371343_5517026681676887_2063164792929699079_n

Feira destaca potencial agrícola do Oeste da Bahia

Com uma área irrigada de 190 mil hectares e reunindo 18 municípios, o Oeste Baiano está entre os maiores polos de irrigação agrícola do do Brasil. A região é rica na produção de culturas como banana, cacau, limão, algodão, milho, feijão, tabaco e a soja, que ocupa mais de 65% de sua área total cultivada. […]

Untitled_1.5.1

Como a tecnologia tem ajudado o agricultor na pulverização de precisão

De inteligência artificial a maquinários com piloto automático, essas e outras ferramentas tecnológicas fazem parte dos modernos sistemas de pulverização agrícola. E essa é uma etapa importante para manter a saúde das plantas e combater as pragas e plantas invasoras, segundo o gerente corporativo de agricultura de precisão da Pivot Máquinas Agrícolas e Sistemas Irrigação, […]