reflorestamento
junho 2021
/
POR: Pivot

Dia Mundial do Meio Ambiente

No dia 05 de junho é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data foi criada em 1972, na Assembleia Geral das Nações Unidas, a ONU. O evento marcou a abertura da Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente Humano, ficando conhecida como Conferência de Estocolmo. O objetivo da celebração é de criar uma postura crítica e ativa em relação aos problemas ambientais.

A importância de comemorar o Dia do Meio Ambiente está principalmente relacionada à conscientização, pois os recursos naturais são limitados e as ações humanas impactam na natureza. Além disso, é perceptível o número crescente dos problemas ambientais ao longo dos anos. Sendo necessário cada vez mais falar sobre o quanto é importante cuidar do meio ambiente. 

Neste cenário, o universo do agronegócio e da própria agricultura, são apontadas como um dos vilões para a preservação ambiental. Fato esse que é justificado pela exploração dos recursos naturais, como o solo e a água. Entretanto, a produção agrícola tem se preocupado com o meio ambiente, a partir de ações como o plantio de árvores de espécies nativas, o cuidado com a conservação das nascentes dos rios e também com a integração de um sistema lavoura-pecuária-floresta, com os três cooperando juntos. 

Aliás, essa integração funciona da seguinte forma, se por exemplo, um produtor rural plantou soja, quando a safra acabar, ele não plantará logo em seguida outra cultura e sim pastagem para servir de alimento ao gado, assim a terra pode “descansar” renovando os seus nutrientes. Já a floresta é plantada entre o sistema de lavoura e o da pecuária proporcionando mais diversidade ao ambiente. Portanto, solo, floresta, água e seres humanos podem trabalhar em conjunto, influenciando o clima, a produção de alimentos e a manutenção da biodiversidade.  

Ações ambientais

Para se ter uma ideia, a cada ano a ONU elege um tema central para ser debatido ao redor do mundo no dia do Meio Ambiente, sendo realizadas campanhas mobilizando não apenas os cidadãos, como também governantes e empresas. E no ano de 2021, a temática escolhida é a Restauração de Ecossistemas, que consiste no incentivo de ações voltadas para o plantio de árvores, restauração de jardins, na limpeza de rios e encostas e tornar as cidades mais verdes.

O Grupo Pivot realiza todo ano ações para estimular os colaboradores a se envolverem mais com o meio ambiente. Este ano, em especial, foram enviadas para todas as lojas mudas de plantas nativas do cerrado. O objetivo é que a ação seja feita no próprio terreno da loja ou nas proximidades, para que além de incentivar a preservação ambiental internamente, seja um movimento com a comunidade. 

É importante ressaltar que o mundo agro trabalha diretamente com o meio ambiente e preservar a natureza no presente, é garantir a permanência no futuro. Vamos compartilhar esse movimento e cada um fazer a sua parte?

Outros Artigos

VER TODOS
WhatsApp Image 2025-01-21 at 08.49.20

Pivot recebe maior prêmio do segmento em cerimônia realizada na Costa Rica

A produção de grãos no Brasil bateu recorde de 316,4 milhões de toneladas na safra de 2023, conforme dados da Produção Agrícola Municipal e divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para a safra de 2024, segundo estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o número será ainda maior: cerca de 322,3 milhões […]

Tecnoshow-Comigo

Crescimento da energia solar é destaque na TecnoShow, em Rio Verde (GO)

Uma das maiores feiras agrícolas do Brasil, o Tecnoshow Comigo, acontece entre os dias 27 a 31 de março em Rio Verde, região sudoeste de Goiás e promete reunir grandes especialistas de renome nacional e internacional. Entre as grandes marcas do agronegócio brasileiro participantes no evento está a Pivot, líder na comercialização de sistema de […]

300371343_5517026681676887_2063164792929699079_n

Feira destaca potencial agrícola do Oeste da Bahia

Com uma área irrigada de 190 mil hectares e reunindo 18 municípios, o Oeste Baiano está entre os maiores polos de irrigação agrícola do do Brasil. A região é rica na produção de culturas como banana, cacau, limão, algodão, milho, feijão, tabaco e a soja, que ocupa mais de 65% de sua área total cultivada. […]