IMG_2334-2_Easy-Resize.com_
maio 2021
/
POR: Pivot

Despoeiramento de pasto em confinamento

Quando se pensa em sistemas de irrigação, normalmente são para suprirem a necessidade hídrica das plantações. Entretanto, além disso o método tem outra utilização, que é o de auxiliar na criação de animais. Pois, um dos grandes problemas nos confinamentos de gado, principalmente os que ficam à céu aberto, é a poeira levantada pelo pisoteio dos animais.

Essa poeira acaba sendo aspirada pelo gado e pode acarretar no desenvolvimento  de alguns problemas respiratórios, como a pneumonia, que consequentemente afeta a taxa de conversão alimentar e impede o gado de ganhar peso. Além disso, evita também o aparecimento de doenças nos cascos do animal e a proliferação de moscas no local. 

 

Uma das soluções para essa problemática é fazer um sistema de despoeiramento. A técnica oferece manter o confinamento com uma umidade ideal, para a poeira não levantar. Portanto, esses sistemas de irrigação normalmente são dimensionados para cobrir no mínimo uma área de 70% do curral e sempre resguardando uma distância de aproximadamente 1,5 metro dos cochos de alimentação. 

Esses sistemas requerem uma lâmina normalmente de entre 3 e 6 mm (milímetros) por dia. E a aplicação pode ser dimensionada em 2 turnos de rega diários, sendo um pela manhã e o outro à tarde. Os sistemas de despoeiramento normalmente são feitos de três maneiras: a microaspersão invertida, a aspersão convencional e aspersão por canhão.

Microaspersão invertida: Nesse tipo de sistema são instalados postes nas extremidades dos currais e passados cabos de aço ao longo de toda linha do confinamento. Nos cabos de aço são instalados tubos flexíveis com microaspersores invertidos fazendo assim o controle da poeira.

Aspersão convencional: Quando utilizamos a aspersão convencional para controle de poeira, os aspersores normalmente são instalados no centro do curral e nas cercas de divisão dos currais.

 

Aspersão por canhão: Como os canhões têm um raio de alcance maior que os aspersores convencionais, é possível posicionar os canhões nas cercas que fazem divisa com as ruas do confinamento. Os canhões aspergem a água somente para dentro dos currais fazendo um ângulo de giro de 180°. Nesse tipo de sistema não é necessário instalar um poste de sustentação de aspersor no centro do curral.

Os vários tipos de maneiras possíveis para a irrigação de despoeiramento, podem dificultar a escolha da que melhor atende a necessidade do criador de gado. Por isso, no momento de montar o seu sistema de irrigação e também quando precisar de equipamentos para manutenção dos mesmos, a Pivot conta com profissionais especializados para melhor atender a essas necessidades do cliente, pois “Pensou em irrigação? A Pivot tem!”.

Outros Artigos

VER TODOS
Tecnoshow-Comigo

Crescimento da energia solar é destaque na TecnoShow, em Rio Verde (GO)

Uma das maiores feiras agrícolas do Brasil, o Tecnoshow Comigo, acontece entre os dias 27 a 31 de março em Rio Verde, região sudoeste de Goiás e promete reunir grandes especialistas de renome nacional e internacional. Entre as grandes marcas do agronegócio brasileiro participantes no evento está a Pivot, líder na comercialização de sistema de […]

300371343_5517026681676887_2063164792929699079_n

Feira destaca potencial agrícola do Oeste da Bahia

Com uma área irrigada de 190 mil hectares e reunindo 18 municípios, o Oeste Baiano está entre os maiores polos de irrigação agrícola do do Brasil. A região é rica na produção de culturas como banana, cacau, limão, algodão, milho, feijão, tabaco e a soja, que ocupa mais de 65% de sua área total cultivada. […]

Untitled_1.5.1

Como a tecnologia tem ajudado o agricultor na pulverização de precisão

De inteligência artificial a maquinários com piloto automático, essas e outras ferramentas tecnológicas fazem parte dos modernos sistemas de pulverização agrícola. E essa é uma etapa importante para manter a saúde das plantas e combater as pragas e plantas invasoras, segundo o gerente corporativo de agricultura de precisão da Pivot Máquinas Agrícolas e Sistemas Irrigação, […]