DJI_0108
fevereiro 2022
/
POR: nave

Alta na demanda causa escassez de máquinas agrícolas no País

Dois anos depois do aparecimento da Covid-19, a indústria brasileira segue sofrendo impactos com o desabastecimento de insumos e matéria-prima. Pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) sobre Mercado de Insumos e Matérias-Primas, divulgada em outubro do ano passado, mostra que as dificuldades de abastecimento atingem tanto as empresas que utilizam insumos domésticos quanto aquelas que usam os importados.

O levantamento trouxe que 72% das empresas encontraram dificuldade ou muita dificuldade para acessá-los. E o agronegócio não ficou de fora. Apesar da alta demanda em máquinas e equipamentos, as empresas relatam dificuldades para não deixar o cliente na mão.

Mesmo com a pandemia, o produtor não parou de trabalhar e, nos últimos dois anos, houve recorde de grãos na safra brasileira – 289,6 milhões de toneladas somente na safra 2021/2022 – e crescimento de 30% de comercialização de equipamentos, de acordo com a Pivot Máquinas Agrícolas e Sistemas de Irrigação. Porém, com essa dificuldade para encontrar peças e componentes importados para concluir a montagem, o produtor precisa se programar.

Segundo Marcilei Faria, gerente comercial da Pivot, a demanda alta refere-se aos investimentos que os produtores estão fazendo, na migração daqueles que estavam na pecuária para a agricultura, além da renovação do maquinário. “Aqui em Goiás, predomina o pequeno e médio produtor. Com o aumento da safrinha, temos a melhoria na rentabilidade dos produtores. Aconselho o produtor a se planejar. Aquele que precisar de máquina terá que se programar por falta de disponibilidade”, explicou.

 

5 meses de espera

 

De acordo com o agricultor Mateus de Jesus Hernandes, de Catalão (GO), desde setembro, ele aguarda ansioso pela entrega de uma máquina pela fábrica. “Estamos na colheita e ansiosos para receber o maquinário. Estou me programando, já pedi duas plantadeiras em janeiro para ser entregue em setembro”.

Ele, que produz soja, milho, girassol e sorgo, está de olho em outra colheitadeira para a próxima safra e vai antecipar o pedido. “Estamos tentando antecipar a compra de maquinário e realizei a programação de um equipamento agrícola Case IH 7250 vislumbrando o cenário de preparação para obter mais qualidade e produtividade no campo”, disse.

 

Cenário positivo

 

Marcilei Faria explica que o produtor teve um incremento na renda, com sobra de caixa e investe em maquinário. “Temos clientes migrando de um setor para o outro, renovando a frota e aumentando a quantidade de máquinas para realizar a operação de maneira mais rápida e visando aumentar a rentabilidade. Mesmo com o aumento dos custos, o produtor vai conseguir por conta da produtividade. Temos uma safrinha pela frente, o cenário é positivo. Esse ano será muito bom para a comercialização de máquinas agrícolas”, avalia o gerente da Pivot.

As revendas precisam fazer uma programação com a fábrica, para conseguir ter disponibilidade para comercialização. “A partir de fevereiro temos máquinas para entregar. Acreditamos em um ano de mercado similar ao do ano passado. Há uma pequena redução na margem de lucro, mas o negócio ainda vai ser rentável. A colheita de soja começou e o resultado está sendo fantástico com uma ótima safra. O mercado continua com uma demanda alta, porém, o produtor vai manter rentabilidade, e continuar a fazer investimentos”, concluiu Faria.

Outros Artigos

VER TODOS
IMG_2709

Gotejamento: um sistema que tem baixo custo operacional e eficiência de 95%

Um sistema de irrigação que oferece um custo operacional bem menor, pode chegar a 100% da área plantada, não requer nivelamento do solo, tem eficiência de 95% e pode aumentar a produtividade em até 50%, dependendo do tipo de cultura. Pois é, apesar de ficar escondido no solo, o mecanismo de irrigação por gotejamento subterrâneo […]

Lavoura-de-soja-Foto-RRRufino-Arquivo-Embrapa-Soja

Despontando como uma nova fronteira agrícola, TO tem 15% de áreas irrigadas do país

Com 13,8 milhões de hectares (50,25% do seu território) de área com potencial agrícola e registrando um crescimento superior a 159% na sua produção na última década, o Estado do Tocantins desponta como uma nova fronteira do agronegócio brasileiro. Os dados que demonstram essa força do agro tocantinense são da Secretaria Estadual de Agricultura e […]

Tecnoshow-Comigo

Crescimento da energia solar é destaque na TecnoShow, em Rio Verde (GO)

Uma das maiores feiras agrícolas do Brasil, o Tecnoshow Comigo, acontece entre os dias 27 a 31 de março em Rio Verde, região sudoeste de Goiás e promete reunir grandes especialistas de renome nacional e internacional. Entre as grandes marcas do agronegócio brasileiro participantes no evento está a Pivot, líder na comercialização de sistema de […]