Esse tipo de sistema de irrigação utiliza microaspersores, aspersores menores que os convencionais, que lançam gotículas de água, propiciando uma precipitação mais suave e mais uniforme, podendo ser utilizando em vários tipos de cultura, desde culturas fechadas, como viveiros, estufas, até culturas maiores como hortaliças, frutíferas, oleaginosas e outros.
Pelo jato menor e mais concentrado, a irrigação por microaspersão também gera uma economia de água, de acordo com o tipo de cultivo. Sua montagem rápida e baixo custo de mão de obra, tornam esse sistema de irrigação bastante prático para o produtor.
Uma das grandes vantagens da microaspersão, para culturas maiores, é sua facilidade de adaptação à qualquer tipo de solo. De solos mais arenosos a solos mais densos, a microaspersão atende à necessidade do produtor proporcionando uma irrigação uniforme.
Nesse tipo de irrigação, o tamanho e formato não são tão determinantes para o bom funcionamento, visto que os microaspersores e as mangueiras podem atender grandes e pequenas extensões, e os projetos desenvolvidos pela Pivot podem atender qualquer tipo de cenário.