Pivot lança projeto “Pivot Connect” para integrar novos colaboradores
Foi lançado pelo Departamento de Recursos Humanos da Pivot o projeto Pivot Connect, programa para responsável pelo processo de integração de novos colaboradores que ingressam na Pivot, para que os mesmos conheçam os departamentos da empresa, seu funcionamento e como os processos acontecem no geral.
O programa visa aumentar a sensação de pertencimento ao entrar na empresa por parte de colaboradores novatos e ainda integrá-los de forma ampla e contínua durante o período de experiência. “Quando um colaborador novo entra em uma área ele acaba se sentindo meio perdido, sem saber como começar de fato o seu trabalho, por isso quando conectamos ele ao departamento e a empresa como um todo através de um processo de interação e adaptação guiados, seu processo de aprendizado fica mais rápido.” comenta Kenia Silveira, gestora de RH do Grupo Pivot.
Durante o Pivot Connect o novo colaborador recebe as informações básicas sobre a empresa, os negócios que ela desenvolve, o processo da área no qual o colaborador está sendo integrado e os departamentos envolvidos, a fim de que as atividades que ele vier a desenvolver sejam claras, bem como as expectativas dos gestores sobre o trabalho a ser desenvolvido.
Um outro ponto importante é o processo de aprendizagem nos primeiros 90 dias do colaborador na função, por isso Thiago Luz, analista de Treinamento e Desenvolvimento do Grupo Pivot, enfatiza a importância desta integração: “A autonomia e a autoconfiança são pontos que procuramos desenvolver neste período, pois sabemos que o novo colaborador está querendo mostrar pró-atividade e nossa missão é dar a ele a liberdade de desenvolver suas habilidades.”
Padrinho e madrinha
A maior novidade do Pivot Connect fica por conta novo colaborador contar com um “Padrinho” ou “Madrinha”, que irá acolhê-lo no momento em que ele chega na empresa, apoiá-lo durante todo o processo de integração, conduzindo o mesmo na empresa para conhecer os departamentos e pessoas, de maneira que ele se sinta “em casa” nas primeiras semanas.
Com menos de uma semana de empresa o auxiliar de projetos de Gabriel Honorato foi um dos primeiros participantes do Pivot Connect. Ele teve como “Padrinho” o analista de projetos de irrigação Vinícius Costa e conta como foi a sua experiência: “Entrei agora em Agosto e participei do projeto. Conheci as áreas e foi bastante útil para saber como funciona a empresa.”
Já Vinícius conta pela visão de “Padrinho” como foi a seu momento dentro do Pivot Connect: “Acolher os novos membros da equipe é importante e faz com que os novos colaboradores se sintam integrados à empresa bem mais rápido, se sentindo mais à vontade, pois podem contar com uma pessoa para auxiliar no convívio interpessoal, na apresentação das diretrizes da empresa, além de sanar dúvidas recorrentes do período inicial.”