blog1
18 • 03 • 2020 | POR: administrador

Pivô central de irrigação é alternativa rentável para produção de arroz

Tradicionalmente cultivada em áreas alagadas do sul do País, nos últimos anos a cultura de arroz tem sofrido com a baixa rentabilidade devido ao aumento de custos, escassez de mão de obra qualificada, o que tem inviabilizado o processo produtivo.

Diante deste cenário tem crescido a procura dos produtores por pivôs de irrigação, que além de ajudar na diversificação da propriedade, tem como diferencial a grande economia. Afinal, o produtor terá menos consumo de água, gastará menos com mão de obra para irrigar. Além de ágil, a implantação da cultura fica bem mais barata do posto de vista operacional.

Os agricultores que ainda não utilizam pivô para irrigar arroz poderão ver de perto o funcionamento de um equipamento e tirar dúvidas durante a Abertura da Colheita do Arroz, que acontece entre 12 e 14 de fevereiro na Estação Terras Baixas da Embrapa Clima Temperado, em Capão do Leão (RS).

A Lindsay, empresa fabricante de pivôs centrais Zimmatic by Lindsay em parceria com a Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) e a Embrapa, apresentaram como novidade nas Vitrines Tecnológicas, a irrigação por pivô. “A Federarroz nos procurou com o objetivo de buscar a intensificação para sustentabilidade. Com a questão da crise no setor arrozeiro, querem levar aos produtores alternativas seguras e a utilização de pivô irrigando o arroz é uma novidade que vem surgindo em toda a região”, destaca Marco Sanchotene, técnico em agropecuária e diretor da Sanchotene Agronegócios, distribuidor Zimmatic by Lindsay na região, com sede em Dom Pedrito (RS).

Nas vitrines tecnológicas, tradicional momento de exposição na Abertura Oficial da Colheita do Arroz, os visitantes terão acesso as novidades e tendências das principais empresas e entidades do setor agrícola. Serão 34 espaços de 20 empresas. O pivô Zimmatic by Lindsay foi instalado numa área de 1,5 hectare, onde será realizada a colheita do arroz.

Segundo Sanchotene, durante o evento será mostrado toda a economia de água, segurança de produtividade onde tem irrigação, já que a tecnologia de irrigação por pivô central ainda é pouco empregada na metade sul do estado. “Vale destacar que, além disso, todas as vitrines tecnológicas de culturas de soja e milho onde estão localizadas as empresas estão sendo irrigadas com esse pivô, além do arroz ”, diz.

O pivô Zimmatic by Lindsay tem ainda como diferencial seu sistema de três rodas por torre, que é muito importante para a cultura de arroz. Este modelo proporciona entre os benefícios, maior tração com menor desgaste do equipamento e ainda maior flutuação devido a melhor distribuição do peso da máquina.

Manejo e gerenciamento de irrigação a distância

Ainda durante o evento os produtores e visitantes poderão ver de perto nas lavouras de soja e milho o funcionamento do FieldNET Advisor, a nova ferramenta de manejo de irrigação, completamente integrada ao FieldNET, reconhecidamente a ferramenta mais completa para gerenciamento remoto de irrigação.

A solução fornece informações precisas e objetivas ao produtor indicando o momento certo que a lavoura precisa de água, a quantidade, o local e ainda ter certeza que os pivôs estão operando como o programado, auxiliando na gestão da propriedade e nas tomadas de decisões.

O FieldNET Advisor combina anos de pesquisas e desenvolvimento que resultou em cálculos e modelos complexos que fornecem informações precisas e simplificadas para o manejo do irrigante. Antes, essas informações estavam disponíveis em locais e dispositivos diferentes, o que não facilitava a atividade e ainda demandava mais tempo.

Agora com a nova tecnologia, as tomadas de decisões da irrigação são realizadas com mais confiança e assertividade. “O FieldNET Advisor é uma ferramenta agronômica, que vai agregar no manejo do nosso cliente. Assim como o próprio FieldNET que a mais de 10 anos é reconhecido mundialmente por sua eficiência e simplicidade de operação integrada, onde os produtores na mesma plataforma, realizam o gerenciamento dos seus equipamentos e o manejo da área irrigada”, diz Gabriel Melo Guarda, engenheiro agrônomo e analista de engenharia de aplicação FieldNET da Lindsay.

Em um único mapa ou exibição em lista, é possível visualizar as informações mais importantes de todas as áreas irrigadas, incluindo o esgotamento de água, recomendação da próxima data de início da irrigação e lâmina grau-a-grau do pivô a aplicar para evitar o estresse hídrico da cultura e o desperdício de água. Basta o produtor colocar o cronograma e as recomendações em ação com um simples toque no botão em um smartphone, tablete ou computador.

De acordo com o engenheiro agrônomo, o FieldNET Advisor é fundamental para o manejo da irrigação e pode ser muito útil no futuro para ajudar os produtores de arroz. A ferramenta pode ajudar os produtores a irrigar de forma correta, recomendando a quantidade de água e quando a cultura está precisando dela. 

Segundo ele, a proposta do FieldNET Advisor é manter sempre a quantidade de água no solo ideal para cada cultura. “Conseguimos proporcionar ao produtor que ele tenha melhor controle de custo, e isso é fundamental. Toda vez que se evita uma irrigação devido a confiável previsão de chuva fornecida pelo sistema ou usa-se lâminas variáveis dentro de um mesmo talhão devido a diferentes tipos de solo, conseguimos otimizar o uso dos recursos naturais e financeiros, no final da safra teremos uma melhor produtividade e consequentemente lucratividade”, finaliza o analista.

COMPARTILHE

Artigos Relacionados