fbpx

Luís Eduardo Magalhães comemora 21 anos de emancipação política

A cidade de Luís Eduardo Magalhães comemora hoje (30), o aniversário de 21 anos da sua emancipação política. O local que antes chamava-se Mimoso do Oeste e era distrito do município de Barreiras, está localizado no interior do estado da Bahia, no nordeste do Brasil, na região econômica conhecida como MATOPIBA, junção de: Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Essa área é reconhecida como uma fronteira agrícola, um território com um alto potencial para o agronegócio. 

O gerente da loja filial do Grupo Pivot, João Morais afirma que apesar de a cidade ser considerada relativamente pequena em termos de extensão territorial, os números da produção agrícola da região são gigantes. Para se ter uma ideia, o município é a 8ª maior economia do estado da Bahia, sendo responsável por 80% da produção de grãos e cerca de 90% da produtividade de algodão da região, tendo assim uma das maiores rendas per capita do país.

Os resultados se devem à cidade ser localizada no extremo oeste baiano, onde fica o território do Cerrado, confundindo-se até com os estados da região Centro-Oeste. A produção local, que é voltada para a exportação, se dá principalmente por algodão, sendo também forte em soja, milho e feijão, além de ter áreas expressivas de pecuária, produção de fumo e café.

LEM, como é chamada pelos moradores, é uma das sedes do Bahia Farm Show. O evento que acontece anualmente é a vitrine do agronegócio do Norte e Nordeste do Brasil. Neste ano, em 2021, devido a pandemia, o evento foi adaptado de forma totalmente remota, tendo como a primeira vez Luís Eduardo Magalhães como sede da Abertura Nacional da Colheita da Soja, marcando o início da safra 2020/2021.

João Morais complementa ainda que o sucesso do agronegócio na cidade de Luís Eduardo Magalhães se deve à migração de produtores rurais da região sul do país. “Os primeiros agricultores daqui viram algo promissor, principalmente devido à disponibilidade hídrica abundante na região. Tanto é que a loja Pivot Irrigação é um êxito em LEM”, ressalta. 

O grupo Pivot parabeniza a cidade de Luís Eduardo Magalhães e reforça o compromisso de garantir sempre um atendimento de qualidade ao público baiano.

Ver todas as publicações