reflorestamento
05 • 06 • 2021 | POR: administrador

Dia Mundial do Meio Ambiente

No dia 05 de junho é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data foi criada em 1972, na Assembleia Geral das Nações Unidas, a ONU. O evento marcou a abertura da Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente Humano, ficando conhecida como Conferência de Estocolmo. O objetivo da celebração é de criar uma postura crítica e ativa em relação aos problemas ambientais.

A importância de comemorar o Dia do Meio Ambiente está principalmente relacionada à conscientização, pois os recursos naturais são limitados e as ações humanas impactam na natureza. Além disso, é perceptível o número crescente dos problemas ambientais ao longo dos anos. Sendo necessário cada vez mais falar sobre o quanto é importante cuidar do meio ambiente. 

Neste cenário, o universo do agronegócio e da própria agricultura, são apontadas como um dos vilões para a preservação ambiental. Fato esse que é justificado pela exploração dos recursos naturais, como o solo e a água. Entretanto, a produção agrícola tem se preocupado com o meio ambiente, a partir de ações como o plantio de árvores de espécies nativas, o cuidado com a conservação das nascentes dos rios e também com a integração de um sistema lavoura-pecuária-floresta, com os três cooperando juntos. 

Aliás, essa integração funciona da seguinte forma, se por exemplo, um produtor rural plantou soja, quando a safra acabar, ele não plantará logo em seguida outra cultura e sim pastagem para servir de alimento ao gado, assim a terra pode “descansar” renovando os seus nutrientes. Já a floresta é plantada entre o sistema de lavoura e o da pecuária proporcionando mais diversidade ao ambiente. Portanto, solo, floresta, água e seres humanos podem trabalhar em conjunto, influenciando o clima, a produção de alimentos e a manutenção da biodiversidade.  

Ações ambientais

Para se ter uma ideia, a cada ano a ONU elege um tema central para ser debatido ao redor do mundo no dia do Meio Ambiente, sendo realizadas campanhas mobilizando não apenas os cidadãos, como também governantes e empresas. E no ano de 2021, a temática escolhida é a Restauração de Ecossistemas, que consiste no incentivo de ações voltadas para o plantio de árvores, restauração de jardins, na limpeza de rios e encostas e tornar as cidades mais verdes.

O Grupo Pivot realiza todo ano ações para estimular os colaboradores a se envolverem mais com o meio ambiente. Este ano, em especial, foram enviadas para todas as lojas mudas de plantas nativas do cerrado. O objetivo é que a ação seja feita no próprio terreno da loja ou nas proximidades, para que além de incentivar a preservação ambiental internamente, seja um movimento com a comunidade. 

É importante ressaltar que o mundo agro trabalha diretamente com o meio ambiente e preservar a natureza no presente, é garantir a permanência no futuro. Vamos compartilhar esse movimento e cada um fazer a sua parte?

COMPARTILHE

Artigos Relacionados