fbpx

Dia Mundial do Campo

No dia 10 de maio é comemorado o Dia Mundial do Campo. A data tem como objetivo promover a conscientização da sociedade sobre a importância do campo para a economia, o meio ambiente e também para a população, já que a produção agrícola alimenta o mundo. Além disso, a data incentiva a produção consciente e sustentável de todos os seres humanos cujo meio de trabalho é diretamente ou indiretamente na utilização do campo. 

No Brasil, o terreno que é denominado campo corresponde a uma parcela de terra não edificada, fora de uma zona urbana, cuja destinação é para o uso agrícola, agroindustrial, para a silvicultura e até mesmo para conservação ambiental. Dentre as diversas atividades que o meio proporciona, se destacam a pecuária e a agricultura, no qual correspondem cerca de 26,6% do PIB brasileiro, de acordo com dados de 2020 da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Desde de 1970, devido ao decreto Lei n° 1.1146/70, foi instalado no país o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – o INCRA. A entidade é responsável por regulamentar e executar políticas agrárias em todo o território brasileiro. Entretanto, mesmo com o órgão, o campo brasileiro ainda registra disputas sangrentas pela posse de terra, afetando pequenos agricultores, indígenas e a comunidades quilombolas.  

Contudo, atualmente um dos maiores desafios do campo é a geração de alimentos. A população mundial já passa do quantitativo de 7 bilhões de pessoas e a produção de toneladas de nutrientes precisa levar em conta a conservação do meio ambiente. Além do mais, é necessário ter em mente que produzir conscientemente garante o campo saudável amanhã e portanto, a alimentação das futuras gerações. 

Ver todas as publicações