aposentadoria-rural-reforma-da-previdencia-2
25 • 05 • 2021 | POR: administrador

Dia do Trabalhador Rural

Em 25 de maio é comemorado o Dia do Trabalhador Rural. A data surgiu a partir do Decreto de Lei n.º 4.338, de 1º de maio de 1964, devido à morte do deputado federal Fernando Ferrari (1921-1963) justamente neste dia. Ele ficou conhecido como um dos principais defensores dos direitos dos trabalhadores rurais e a sua morte acabou se tornando uma data especial para a luta dos profissionais da classe. 

Também em homenagem ao deputado, no ano de 1971, foi instituído o Programa de Assistência ao Trabalhador Rural, nomeado como Lei Fernando Ferrari. A partir desta lei, o produtor rural ganhou algumas garantias como assistência médica, aposentadoria por invalidez, pensão para as mulheres e entre outros benefícios. Embora hoje, esses direitos sejam considerados primários, naquela época foi considerado um avanço histórico. 

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), produzida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgada pelo Sebrae em 2017, existem no Brasil aproximadamente 25 milhões de pessoas que trabalham no campo. Sendo cerca de 4,8 milhões trabalhadores rurais assalariados. Isso significa que esses produtores representam cerca de 16% do total de empregados do país, que são aproximadamente 30 milhões.

Analisando o histórico, ainda é possível perceber uma redução de trabalhadores no setor rural. O que não significa uma desaceleração no agronegócio, já que é um movimento social que ocorre há anos, já que alguns trabalhadores continuam a buscar melhores condições de vida nas grandes cidades. Por outro lado, o campo se modernizou por meio da alta tecnologia dos equipamentos, que facilitou as operações, tornando-as mais ágeis e eficientes. 

E nesse contexto é que se revela a importância do produtor rural para o país, visto que são essas pessoas que alimentam o Brasil e, em sua maioria, em operações baseadas na agricultura familiar. Segundo dados do último Censo Agropecuário (2016-2017) realizado pelo IBGE, 76,8% dos 5,073 milhões de estabelecimentos rurais no Brasil foram caracterizados como agricultura familiar.

Além disso, é digno de notar que 40% da população trabalhadora no país trabalha no setor agrícola e o resultado disso, podemos ver nos números. Em 2020, por exemplo, o Brasil atingiu uma safra recorde de 257,8 milhões de toneladas, impulsionando o PIB nacional. Dessa forma, junto com a pecuária, o setor estimula a economia de modo muito positivo, levando o país à liderança em diversas atividades, como a produção de café, cana-de-açúcar, carne bovina, frango, milho e soja.

Contudo, mesmo os números demonstrando bons resultados, a classe dos trabalhadores rurais ainda têm desafios para superar. Entre eles, a escassez de mão de obra qualificada, pois com os avanços tecnológicos dos equipamentos ainda há uma certa dificuldade no manuseio deles. Por isso o grande desafio é promover uma constante capacitação do trabalhador para que possam operar essas novas tecnologias, pois são elas que podem prever eventuais problemas e reduzir as perdas na produção.

Dentro da agricultura de precisão, as máquinas agrícolas estão ficando cada vez mais conectadas e o produtor rural ganha ferramentas de gestão que o ajudam a tomar decisões sobre as diferentes etapas da produção baseando-se em dados concretos e exatos.

Portanto, o Dia do Trabalhador Rural se torna um evento de celebração para refletir sobre a importância desse personagem dentro do cenário econômico brasileiro. Ao longo dos anos, mesmo com tantas conquistas, ainda há discussões para melhorar e dar força ao profissional que carrega nas mãos a responsabilidade de alimentar os brasileiros e o Grupo Pivot valoriza essa profissão, parabenizando todos os Trabalhadores Rurais do país.

COMPARTILHE

Artigos Relacionados