WhatsApp-Image-2020-07-06-at-11.09.37-1-1
19 • 08 • 2021 | POR: administrador

Central de atendimento especializada auxilia produtor no manejo da irrigação

Neste dia 28, é celebrado o Dia do Agricultor, a data foi instituída em 1960, pelo então presidente Juscelino Kubitschek, para comemorar os 100 anos da criação do Ministério da Agricultura. Assim ficou uma homenagem aos homens e mulheres que se dedicam, sol a sol, para levar alimentos do campo à população urbana. Nestes últimos 61 anos, muita coisa mudou principalmente com o advento da ciência e a tecnologia que vieram para trazer mais eficiência e praticidade. Uma dessas novas soluções é a CAP – Central de Atendimento Pivot, desenvolvido pela Pivot Máquinas Agrícolas e Sistemas de Irrigação, com sede em Goiânia/GO, distribuidor Zimmatic e FieldNET by Lindsayqueestá completando um ano de atuação.

O objetivo da ferramentaéatender o cliente irrigante em tempo real através de um sistema robusto que utiliza os dados gerados pelos equipamentos  para direcionar e solucionar dúvidas e manutenções em menor tempo possível.“Em 2020 percebemos a dificuldade deles em ter acesso ao conhecimento da parte tecnológica dos equipamentos. Inclusive dentro de nossa empresa. Então resolvemos criar uma central que tivesse a missão de atender os nossos clientes e também a própria equipe técnica”, diz Cauê Campos, diretor da Pivot.

Através do contato via WhatsApp, o atendimento automatizado tem condições de entregar para o agricultor o resultado do seu equipamento através de mapas e relatórios. “O intuito é a redução do tempo de máquina parada e maior agilidade na comunicação entre cliente e distribuidor, visando sempre a satisfação em melhor atender de uma forma simples e eficaz”, destaca, Enoque Pereira da Silva, especialista em irrigação e gerente FieldNET na Pivot.

Como os pivôs possuem o FieldNET, pela central de atendimento é possível acessar o equipamento do cliente e verificar os parâmetros que estão fora da normalidade por meio de relatórios dos dados de aplicação.Caso o problema não seja solucionado remotamente, o atendimento é direcionado para um especialista para realizar as análises e procedimentos. “Hoje, nós estamos com cerca de 60% dos casos resolvidos de forma remota. E naqueles que não conseguimos, o próprio CAP já faz o agendamento, para o nosso técnico ir na fazenda e resolver de forma presencial. Nosso foco é dar agilidade, por isso é possível realizar um acesso remoto ao pivô ou até mesmo o envio de vídeos”, destaca o especialista em irrigação.

Facilidade ao produtor

A solução trouxe grande facilidade principalmente aos agricultores que realizam a irrigação por pivôs em suas lavouras. Como é o caso de Renato Sidnei Ferreira Lima, da Fazenda São Caetano, localizada na região de Paracatu/MG.

Em uma área de 1.500 hectares, onde são cultivados soja, milho, feijão e sorgo, a propriedade já está indo para o sexto pivô central. Juntamente aos equipamentos Zimmatic, eles também utilizam o sistema FieldNET, ambos by Lindsay. “É uma ferramenta muito útil para nós irrigantes e proprietários de fazenda, porque você não perde tempo. Usando o FieldNET, se o pivô dá um problema, recebemos uma notificação no aplicativo no celular. Assim, ganhamos tempo, e economizamos recursos”, disse. “Nós utilizamos também o sistema do FieldNET Advisor, fizemos o teste aqui, e é uma ferramenta que vai agregar muito a fazenda”, destaca Lima.

Com a utilização do FieldNET, integrado ao sistema FieldNET Advisor, é possível conectar os equipamentos com o suporte da CAP da Pivot. Assim, qualquer problema ou falha que houver nos pivôs,  o distribuidor remotamente pode auxiliar no atendimento. “A equipe da Pivot está de parabéns, pelas suas boas vendas, e principalmente os técnicos de campo que tem, são muito capacitados, e isso nos ajuda muito. Eu uso e recomendo”, afirma o produtor.

Desmistificando a tecnologia

De acordo com o diretor da Pivot,muitos produtores clientes do distribuidor que realizavam a irrigação, não utilizavam o potencial que o FieldNET ofereceria e ter o CAP acessível deixou esses e os operadores do pivô central à vontade para tirar as dúvidas. Isso porque o monitoramento dos equipamentos é constante. Quando é detectado que algum deles entrou no modo off-line rapidamente o cliente é avisado. “Foi um investimento muito acertado. O CAP foi a forma de mostrar como as máquinas e os equipamentos estão de fato conectados. E mais do que isso, como nós estamos conectados com os nossos clientes”, finaliza Cauê Campos.

COMPARTILHE

Artigos Relacionados