agricultura-e-meio-ambiente-entendendo-essa-relacao-2-20180611161435.jpg-1024x638
22 • 05 • 2020 | POR: administrador

A agricultura e meio ambiente são indissociáveis.

A partir do primeiro é que podemos aplicar as práticas do segundo, buscando maximizar o potencial que a natureza tem a nos oferecer.

Porém, é importante ficar atento a uma série de características que, se não analisadas a fundo pelo produtor agrícola, podem fazer o jogo se inverter.

Como nosso país conta com uma riquíssima diversidade ambiental, saber utilizá-la da melhor forma é um compromisso de produtores, agrônomos e outros profissionais voltados a relação entre agricultura e meio ambiente.

A rotação de culturas, permitindo um ‘respiro’ ao solo e preservando a fauna da propriedade agrícola, por exemplo, é um método indispensável até nas pequenas produções que antes trabalhavam apenas com monoculturas.

A utilização de adubos orgânicos de acordo com o solo, evitando a acidez do local, também é outra prática que otimiza a produção e mantém o equilíbrio com o meio ambiente.

Tecnologia é o caminho

Se esquecermos os filmes de ficção científica onde as máquinas dominam o mundo, podemos dizer que a tecnologia é a ferramenta que mais trouxe benefícios na relação entre agricultura e meio ambiente.

Atualmente é possível utilizar uma série de equipamentos, veículos, sensores, computadores e outros dispositivos para avaliar a condição de uma propriedade agrícola.

Por exemplo, as áreas de pastos da pecuária eram um problema recorrente para encontrar o equilíbrio que buscamos entender nesse artigo.

Com processos de fermentação e conservação da silagem, para resumir apenas um dos processos, reduz-se as áreas que precisam ser desmatadas em virtude da alimentação do gado.

Dados, índices e métricas, todas computadorizadas e automatizadas, permitem entender qual é o impacto que a agricultura está exercendo em determinado local – possibilitando a análise conjunta de vários profissionais que buscam a melhor forma de preservar o meio ambiente e potencializar a produção agropecuária.

A agricultura não é vilã do meio ambiente

Conhecendo todos os pontos listados até aqui, torna-se primordial destacar: a agricultura não é uma prática ruim, vilã e que só afeta o meio ambiente.

Pelo contrário: ela vem da natureza e, por isso, mostra que está aí para o benefício do ser humano, desde que a atenção e os cuidados necessários sejam tomados.

O fato é que esse mito – ou, sendo direto, essa falácia – surgiu devido a poucos indivíduos que, pensando apenas no benefício próprio, desprezam a relação orgânica entre agricultura e meio ambiente.

Isto não pode, em hipótese nenhuma – corroborado pelos cientistas, pesquisadores e profissionais da área – fazer com que a agricultura passe de sustentáculo alimentício para a causadora dos males ambientais.

Tudo começa com pequenas ações

A Pivot realiza diversas campanhas de incentivo a preservação e faz parte da rede mundial de empresas que defendem ações sustentáveis, por um mundo melhor

» Campanha de reutilização de cadernos sem uso para fazer blocos de
anotações.
» Campanha de recolhimento de tampas plásticas para a doação à
instituições que ajudam animais desabrigados.
» Campanha de conscientização do uso de descartáveis. Utilizar 1
copo por pessoa.
» Venda de produtos para fornecedores devidamente autorizados a
descarte de óleos, metais e pneus.
» Utilização das folhas de rascunho. Utilizando os dois lados da folha.
» Conscientização a reutilização da água e capitação da água do ar
condicionador.
» Reciclagem de plásticos.
» Doações de uniformes.
» Campanha do uso consciente da energia elétrica. Assim ao final do

Fonte: https://agrocomunica.com/agricultura-meio-ambiente

COMPARTILHE

Artigos Relacionados